menu

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Bolachinhas de natal


Eu sei, escolhi uma época bem complicada pra montar o meu blog e peço mil desculpas, essa época de final de ano é uma correria danada pra todas nós, ando sem tempo até pra mim mesmo, tenho até vergonha quando olho para as minhas mãos, acho que faz mais de um mês que as minhas unhas não sentem um esmalte, rsrsrsrsrrs, mas dessa semana não passa o salão que me aguarde!!!
Hoje vou contar de uma experiência super agradável, inventei de fazer bolachinhas de natal, comprei cortadores, confeitos, os ingredientes e procurei uma receita que todos iriam gostar. 
A primeira coisa foi fazer a massa, até aí tudo bem, coisa rápida, fiz a massa pela manhã e deixei na geladeira, a tarde convidei minha concunhada Sabrina e a minha sogra Neusa, todas as três super animadas para começar. Começamos a fazer realmente as bolachas, esticamos a massa e cortamos com os cortadores em diversas formas, depois foram diversas fornadas mais ou menos 1 hora e meia assando as bolachinhas, eu fiz 4 receitas pra dar bastante. Enquanto isso minha sogra fez o glacê e fomos nos preparando para começar a confeitar.




Biscoitos prontos, começamos então a confeitar já com o glacê colorido os confeitos, aja criatividade pra confeitar tantas bolachas, mas foi super divertido, não vejo a hora de fazer novamente.














A dica que eu dou, faça os biscoitos num dia e no outro dia você confeita eles, digo isso porque mesmo nós em 3 ficamos cansadas, levamos mais ou menos 4 horas pra fazer tudo, digo que é cansativo mas muito gratificante de ver as pessoas que você ama feliz por comer uma bolachinha feita por você, ver a felicidade na carinha do seu filho é tudo.




Bom não preciso dizer que as crianças adoraram, tanto crianças pequenas quanto as crianças grandes, as crianças pequenas gostaram tanto da parte da produção quanto a parte de comer, tudo era festa, o meu filho mais velho Lucas disse que era um confeiteiro maluco, os maiores foram direto na parte de comer heheheh.
E pra quem gostou da idéia estou colocando a disposição a receita que eu usei, depois me contem se deu certo e como foi a experiência de vocês, divirtam-se!!

Ingredientes
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 3/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ovo
  • 1/2 colher de essência de baunilha
  • 2 xícaras. (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 1/2 colher (café) de sal
Preparo
Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Caso queira fazer biscoitos de duas cores, divida a massa ao meio e acrescente uma colher de sopa de chocolate em pó a uma das metades. Embrulhe em filme plástico e leve para descansar na geladeira por 40 minutos. Polvilhe com farinha de trigo uma superfície de trabalho lisa e abra a massa com um rolo. Corte os biscoitos com cortadores de sua preferência, acomode em assadeiras untadas e enfarinhadas e leve para assar em forno preaquecido, médio, por cerca de 20 minutos ou até que fiquem corados. Rende 18 biscoitos médios.

Glacê real

Ingredientes

  • 1 clara de ovo
  • 300 g de açúcar impalpável (um tipo mais fino do que o açúcar de confeiteiro)
  • 1 colher (café) de suco de limão ou ácido cítrico
Preparo
Coloque a clara e uma colher de sopa de açúcar na batedeira em velocidade baixa e acrescente o restante do açúcar aos poucos. Adicione o suco de limão e suba a velocidade por 10 minutos. Para tingir, utilize corante em gel.

Decoração
Faça o contorno do biscoito com o glacê real e bico perlê número 2 ou 3. Se aparecerem bolhas, fure com um palito. Deixe secar. Açúcar cristal e confeitos coloridos ajudam a decorar.

2 comentários:

  1. Hummmmmm,deliciaaaaa deve ter sido uma tarde e tanto imagino todos juntos,a recortar,enfeitar !!!
    Ficaram muito engraçadinhas ,amei a menina de biquini^^
    Beijão !

    ResponderExcluir
  2. kkkk, aquela menina de biquini fui eu quem decorou.
    As bolachinhas ficaram uma delícia, pena que já acabaram, heheheh
    beijos

    ResponderExcluir